sábado, 23 de maio de 2009

Resenha Crítica a respeito do documentário "Nós que aqui estamos por vós esperamos"

“Nós que aqui estamos por vós esperamos”, é um documentário com duração aproximada de 72 minutos, feito no ano de 1999 e dirigido por Marcelo Masagão e que foi ganhador de vários prêmios, sendo reconhecido internacionalmente.
Esse é um documentário sobre o século XX, onde momentos, pessoas, histórias e cenas mais marcantes são retratados, seria então uma espécie de “biografia” do século passado, expondo a realidade e as mudanças vividas desde o início deste, a exemplos da Revolução Industrial, a chegada da mulher no mercado de trabalho, o avanço da física moderna e a chegada da psicanálise, influenciando assim toda uma geração, confirmada nessa frase exposta no filme:

“Câmeras Kodak registravam os instantâneos das primeiras gerações que conviveram em seu cotidiano com uma produção em série de idéias, matemática abstrata, maquinários complexos, refinadas bombas e muitos botõenzinhos.”

Marcelo Masagão também não deixa de apresentar fatos violentos ocorridos nesse período, como a bomba atômica na China, a Segunda Guerra Mundial e a guerra do Vietnã. Além das pessoas que os lideraram sendo chamados de paranóicos como Hitler, Salazar, Getúlio Vargas, Mao Tsé Tung, entre outros. Mostra também acontecimentos que quebraram barreiras e preconceitos, tais como o direito da mulher ao voto e a queda do muro de Berlim.
É um documentário muito interessante, pois transmite sua mensagem sem um narrador, somente através de fotos, imagens e frases, dando forma ao período denominado contemporâneo, que se estende até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário