quinta-feira, 19 de março de 2009

Critica cinematográfica sobre o filme "O terminal"


O filme “O terminal” conta uma história baseada em fatos reais na qual o personagem principal, Victor Navoski (Tom Hanks), faz uma viagem ao Estados Unidos e chegando ao aeroporto fica impossibilitado de sair devido a um golpe de estado em seu país de origem (Kracozia),suspendendo por tempo ilimitado os vistos de entrada em outros países.

O filme se desenvolve a partir das dificuldades que ele encontra para comunicar-se, pois não havia compreensão na comunicação de ambos os lados (emissor e receptor).

A questão da importância da comunicação é clara no filme, pois diante de inúmeros códigos, Victor sentiu a necessidade de aguçar seus sentidos áudio visuais, fato que percebemos claramente quando ele ao ouvir o hino da sua pátria e assistir às cenas de “guerra” na TV, mesmo sem entender a informação do noticiário ele percebeu que algo de muito estranho estava acontecendo e precisava entender os códigos norte americanos para compreender o fato ocorrido e expressar suas necessidades básicas (comer,tomar banho,resolver questões burocráticas).

A comunicação foi estabelecida mesmo com o uso de sinais diferentes, visto que cada emissor utilizava de sinais e ferramentas que possuíam no momento de expressar a mensagem. Tendo como exemplo, no instante em que ele associa os carimbos de cores vermelha e verde que definiria sua entrada no país ao noticiário assistido horas antes, informando assim que ele teria “meio a meio de chances”.Perceptível também é o momento em que determina-se a comunicação em homenagem a atitude de Victor,onde os funcionários do aeroporto colocam em todos os locais visíveis a imagem da cópia de sua mão.

A palavra é o instrumento mais eficaz na comunicação que estabelecemos com o outro e com nós mesmos, portanto, observando o filme ”O terminal” percebemos que a mensagem que Victor comunica não está voltada apenas para a linguagem verbal. Hoje convivemos com freqüência cada vez maior e mais intensamente com a linguagem não-verbal, o que não só para Victor, mas também para nós é um instrumento de grande importância para o êxito na comunicação.