quinta-feira, 9 de abril de 2009

Resenha Crítica a respeito do filme" Fúria de Titãs"



Clique na imagem...

O filme Fúria de Titãs conta a lenda de Perseu, filho de Zeus o deus dos deuses do Olimpo, e de Andrômeda, filha de Cassiopéia a rainha de Jopa.

Zeus se transformou em uma chuva de ouro para seduzir Dânea, filha de Acrísio o rei de Argos e que era mantida em cativeiro para escondê-la dos outros homens enciumado por sua beleza. Do encontro entre eles nasceu Perseu, com isso Acrísio sentiu-se traído e para “limpar” a sua honra e a do povo, atirou a filha e o neto ao mar para que morressem. Considerando o ato de Acrísio cruel, Zeus ordenou que Poseidon, o deus dos mares, libertasse o titã Kraken para que destruísse o seu reino e salvasse Dânea e Perseu.

No decorrer do filme, Perseu na busca da realização dos seus anseios, se envolve com os demais personagens e passa a vivenciar uma aventura cheia de lutas, armadilhas e figuras mitológicas.Para ultrapassar as dificuldades ele conta com o seu “protetor” Zeus, que dotados de poderes fantásticos, lhe presenteia com as mais preciosas armas.

Nota-se claramente que tal filme gira em torno da mitologia grega, utilizando esta como fonte de embasamento psicológico, social e cultural.A cerca de três mil anos não havia estudos científicos que justificassem os fenômenos da natureza, por isso os gregos criaram histórias que eram transmitidas de geração em geração através de escritos deixados e da própria população.Desta forma, grande parte desses mitos chegaram aos tempos de hoje e é uma importante fonte de informações para que possamos entender como funcionava a civilização grega na antiguidade.

A cosmologia surgiu com os estudos reais do universo, provando que os deuses não influenciavam na natureza, na vida e nos seres humanos, portanto, a mitologia não era uma fonte confiável.O período cosmológico significa a chegada das explicações racionais da origem e transformação da natureza, entrando em contradição com a verdade existente desde tempos primordiais – A mitologia.