terça-feira, 14 de abril de 2009

Entrevista sobre Emoções

Este vídeo foi realizado com o intuito de identificar no nosso público alvo o que seria emoção e a influência desse sentimento no seu dia a dia.

Entrevistados: Rafael Fernandes, psicólogo e professor de Neurociências da Faculdade Castro Alves, Neilton, porteiro da Faculdade Castro Alves e Alberto, Estagiário da Faculdade Castro Alves. No decorrer das entrevistas procuramos questionar qual emoção mais predominante e qual comportamento a mesma proporciona.

Definições:

Classificamos como emoções fundamentais: Alegria, medo, tristeza e raiva, estas, podem provocar um desejo de afastamento ou aproximação.

Como saberemos que estamos emocionados?

Seria pelas sensações e movimentos que nosso corpo conduz?

Dor de barriga, um “frio no estômago, chorar, rir sem parar, tremer, desmaiar, perder a voz, ficar branco que nem cera ou vermelho de raiva.”

Emoção se origina de duas outras palavras do latim Ex Movere, que significam “em movimento”.

O ser humano possui em seu cérebro uma estrutura chamada de sistema límbico, responsável pelas emoções e sentimentos. O sistema límbico, quando recebe um estimulo, seja ele visual auditivo ou sinestésico, envia “mensagens” para o tálamo (a maioria dos impulsos sensitivos passam pelo tálamo) e hipotálamo (integra o sistema endócrino ao sistema nervoso autônomo e atua como responsável pela manifestação das emoções e sentimentos - controle emocional) que automaticamente produzem repostas, ativando o sistema endócrino glandular, e então temos um estado.

Mas por que a psicologia se preocupa com as emoções?

O comportamento humano é o maior objetivo da psicologia, entender porque nos emocionamos e de que maneira a emoção influência no nosso comportamento.

Considerações finais

Foi de suma importância a colaboração de todos os entrevistados, pois conseguimos identificar que independente das pessoas possuírem um determinado conhecimento sobre sentimento e emoção elas sabem definir esse estado, identificamos as variações de emoção predominantes onde todas elas são fundamentais e constantes em suas vidas e o papel do psicólogo nesse contexto.



Um comentário: